Notícias & Negócios >
Energia fotovoltaica: conheça mais sobre essa tecnologia

Publicado em: 04/07/2019

A energia solar está se tornando uma tendência no Brasil. A instalação de painéis fotovoltaicos vai crescer 44% em 2019, segundo a Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

A energia fotovoltaica é obtida pela conversão direta da luz solar em eletricidade.

Energia fotovoltaica conheça mais sobre essa tecnologia

Isso ocorre por meio do efeito fotovoltaico que aparece pela diferença de potencial nas extremidades de material semicondutor, produzida pela absorção da luz.

Durante esse processo a produção da energia ocorre por meio das células fotovoltaicas, dispositivo básico para a produção do efeito fotovoltaico é a unidade fundamental para transformar a radiação solar em energia elétrica.

Com a energia solar, a principal vantagem é a economia de gastos com eletricidade, que chega até 95%, garantindo um excelente retorno no investimento.

Portanto, veja nesse texto as principais características do sistema de energia fotovoltaica.

Como funciona a energia fotovoltaica?

Um dos maiores efeitos produzidos pelas células de energia solar é o efeito fotovoltaico que ocorre quando a luz solar, por meio dos fótons, é absorvida pela célula fotovoltaica.

Nesse processo a energia dos fótons da luz é transferida para os elétrons que possuem a capacidade de se movimentar. Já o movimento dos elétrons, por outro lado vai gerar a corrente elétrica.

Essas células podem ser dispostas de diferentes formas, sendo usada para montagem de módulos solares ou painéis.

Sistemas fotovoltaicos

O sistema fotovoltaico é o processo que transforma a energia solar em elétrica e são divididos em dois: Sistemas Off-grid e Grid-tie.

Considerado um sistema que funciona de forma isolada, o Off-grid é utilizado em lugares distantes e com alto custo de instalação e conexão à rede elétrica como as casas de campo.

Já o Grid-Tie é um sistema conectado à rede que substitui o modelo tradicional de geração de energia usando painéis e inversores, por não ter a necessidade de armazenar energia.

Equipamentos de energia solar

Para o funcionamento desses sistemas é necessário o uso de equipamentos para geração de energia.

Ideal para alimentar indústrias, sistemas de bombas d'água e até na iluminação pública, os aparelhos de energia fotovoltaica são capazes de atender clientes de cidades com pequeno, médio e grande porte.

Cada equipamento tem funções diferentes que são divididas como:

Geradores de energia

O gerador de energia é um aparelho responsável por fazer a conversão da energia do sol em energia elétrica. Ele é usado em residências e empresas como recurso de emergência em caso de problemas na rede elétrica.

Painéis solares

O painel solar ou placa solar é o coração na geração de energia para o sistema fotovoltaico. Isso porque são responsáveis por converter energia do sol em eletricidade. Elas se dividem em um ou mais painéis dimensionados de acordo com a carga energética necessária.

Controladores de carga

O controlador tem funcionamento semelhante a uma válvula. Sua utilidade é evitar sobrecargas ou descargas exageradas nas baterias, ajudando no aumento da vida útil e do desempenho da energia.

Inversores solares

Considerado o cérebro do sistema fotovoltaico, o inversor solar é responsável por transformar corrente contínua (CC) os 12 V das baterias solares em 110 ou 220 V de corrente alternada (CA), sincronizando os painéis com a rede elétrica.

Baterias

A bateria de energia solar é o equipamento responsável por armazenar a energia elétrica com intuito de manter o sistema funcionando em dias que não há sol. Ele é considerado o pulmão do sistema fotovoltaico.

Economize eletricidade com a energia solar

A energia fotovoltaica é um sistema que está cada vez mais presente na casa dos brasileiros. Responsável por transformar a luz do sol em energia elétrica, todo processo funciona graças às células fotovoltaicas, elemento que realiza essa conversão.

Dessa forma, essas células são o principal elemento do sistema fotovoltaico. Existem dois sistemas de geração de energia: o Off-grid, que é composto por geradores e baterias usados em lugares distantes com alto custo de instalação e o Grid-tie utiliza painéis e inversores que não necessitam de armazenamento para gerar energia.

Para o funcionamento do sistema fotovoltaico é necessário o uso de aparelhos como as baterias, que funcionam em dias sem sol; os controladores solares que são usados para evitar sobrecargas; já os inversores que transformam corrente contínua em alternada e os painéis que convertem a energia solar em eletricidade.

Com a energia solar, sua casa ou empresa terá grande redução de custos na energia elétrica e terá grande retorno de investimento.

 

Alumifix Solar Gerador Perfis Paineis Solares

 

Publicidade