Notícias & Negócios >
Entenda o que são componentes para energia solar

Publicado em: 01/08/2019

Toda energia gerada a partir da luz e calor emitidos pelo sol recebe o nome de energia solar.

Entenda o que são componentes  para energia solar

Toda energia gerada a partir da luz e calor emitidos pelo sol recebe o nome de energia solar. Esse sistema de captação permite que sejam utilizados geradores de energia elétrica próprios, eliminando os gastos com eletricidade todo mês.

A energia solar é uma fonte de energia sustentável e renovável, e sua captação pode ser realizada por meio de diversas tecnologias, como usinas heliotérmicas e painéis de energia fotovoltaica.

Esse tipo de energia pode ser considerada limpa, e por isso, é uma das fontes mais promissoras para se conseguir energia elétrica. A seguir, vamos entender um pouco mais sobre sua captação e os componentes necessários. Acompanhe!

Como funciona a produção de energia solar

Para que seja gerada eletricidade, são necessários alguns componentes. Entre eles, um dos principais, que também é o responsável pela captação do sol, é a placa de energia solar.

Para a realização do processo de captação é utilizado um vidro temperado, com a função de refletir menos e deixar o máximo de luz passar através dele.

Fora isso, é colocado um filme para proteger o material contra o envelhecimento causado pelos raios UV (ultravioleta), altas temperaturas e umidade. Isso garante a durabilidade do produto.

As molduras do painel são feitas de alumínio visando garantir a integridade do produto. Ela traz segurança para que na hora da instalação o painel não trinque ou seja danificado de alguma forma.

Em comparação a todas as fontes de energia existentes, a eletricidade conseguida com a luz do sol é considerada inesgotável do ponto de vista humano.

Quais os tipos de energia solar existentes


A energia solar pode ser convertida para a produção de energia elétrica utilizando dois sistemas, e são eles: heliotérmico e fotovoltaico.

Alumifix Solar

 

Energia solar fotovoltaica

A energia solar fotovoltaica é a conversão da radiação em energia elétrica. Ela é realizada por células chamadas de fotovoltaicas, normalmente compostas por silício.

Formado por painéis, equipamentos elétricos e módulos, o sistema fotovoltaico não depende de um ambiente com um alto nível de radiação para funcionar, porém, a quantidade de energia depende das nuvens. Ou seja, quanto menos nuvens, maior a produção de eletricidade.

Energia heliotérmica

O sistema heliotérmico transforma os raios do sol em calor, e funciona geralmente como um aquecedor de água nas residências ou hotéis. Para isso, são utilizados painéis que refletem a luz solar e o concentram em um receptor específico.

O receptor é formado por um líquido, que é responsável pelo armazenamento do calor, aquecendo a água e produzindo vapor. Em usinas, por exemplo, esse vapor é responsável por movimentar turbinas e acionar geradores que produzem energia elétrica.


Utilize a energia de painéis solares

A energia solar é considerada uma fonte renovável de energia, e por ser abastecida pelo sol, pode ser considerada uma fonte inesgotável.

Entre a fabricação desse tipo de material, estão inclusos o vidro temperado, alumínio para armações seguras e películas com proteção ultravioleta.

Fora isso, existem dois tipos de energia solar, e são elas a fotovoltaica e a heliotérmica. Cada uma tem uma função, no entanto, sua captação e fonte de energia são as mesmas: o sol.

Essa fonte de energia renovável é uma alternativa tanto para residências quanto empresas, e se usada adequadamente, elimina uma conta de luz todos os meses.

Além de mais agradável ao meio ambiente, utilizar a energia solar pode ser uma solução para quem deseja economizar com eletricidade, não acha?

Publicidade