Notícias & Negócios >
Ferragens para vidro apresentam oportunidades de crescimento nos próximos anos

Publicado em: 22/11/2018

Acessórios ganham função decorativa, além do papel fundamental de promover uma aplicação de segurança

Ferragens para Vidros Temperados

Ferragens para Vidro Temperado Blindex

Assim como a importância de indicar o vidro certo para cada ambiente, obra ou aplicação, é essencial conhecer a ferragem adequada, pois são elas que influenciam para a boa performance do produto. Atualmente, no mercado há diversas opções de materiais, por isso é importante conhecer bem suas funcionalidades, além, claro, das normas. Em 2018, após mais de cinco anos de trabalho da Comissão de Estudo Especial de Ferragens (ABNT/CEE-188), está em fase de conclusão a normatização de ferragens para vidros temperados, que será publicada em breve. Na nova norma, consta o código da ferragem, sua descrição, aplicação, capacidade máxima que deve ser submetida e a ciclagem mínima que precisa suportar. 

Com o amadurecimento deste segmento, importantes empresas da indústria vidreira também estão apostando nas ferragens, o que resulta em um fortalecimento geral do mercado. Exemplo disso é a Blindex, que intensificou sua participação no segmento nos últimos quatro anos. “Percebemos que o vidro só terá o desempenho esperado, caso todos os itens que estão envolvidos no sistema de envidraçamento também sejam de alta qualidade. Por essa razão, hoje, posicionamos a Blindex não só como vidro de segurança, mas como sistema de envidraçamento de segurança”, explica Glória Cardoso, coordenadora de marketing e vendas da Blindex. 

A executiva complementa que não se pode ignorar o fato de que o vidro não trabalha sozinho. “Os acessórios que acompanham o vidro são tão importantes quanto o produto principal, por isso estamos investindo na melhoria contínua, garantindo que o vidro ganhe cada vez mais espaço no mercado de arquitetura e construção, possibilitando inovadoras aplicações”, conta. Presente em todo o país, os itens da marca podem ser aplicados em todos os tipos de projeto de envidraçamento com vidros de segurança temperados. Entre o portfólio estão: fechaduras, dobradiças, suportes, trincos, pivot, puxadores, carrinhos, roldanas, acessórios, mola hidráulica de piso ou aérea, barra antipânico, entre outros. São diversos materiais que constituem as ferragens, a Blindex, por exemplo, trabalha com latão e zamak.

Ferragens para Portas e Vidros Temperados Dormakaba 

Enquanto algumas empresas entram posteriormente neste setor por conta das oportunidades, outras já nasceram com o DNA em ferragens e continuam investindo em novas tecnologias, como a dormakaba, uma das três maiores empresas globais no mercado de segurança e soluções de acesso. “Identificamos que o atual mercado de ferragens brasileiro apresenta diversas inovações e está em constante crescimento. Os sistemas de ferragens para portas, vidros e sistemas deslizantes conseguem integrar e valorizar a arquitetura dos ambientes”, comenta Tomas Catafay, vice-presidente da dormakaba para América Latina. 

Para um haja um equilíbrio entre performance e design, é preciso investir em qualidade, durabilidade e serviço. “Além de contar com alta tecnologia, as ferragens devem ser produzidas com materiais nobres e processos fabris de última geração, reforçando a harmonia entre funcionalidade e design. Outro ponto importante é especificar corretamente o produto, identificando a ferragem ideal para cada tipo de vidro. É importante estar atento à especificação técnica junto aos fabricantes, além de especificadores do mercado da construção civil e vidraceiros.”, conclui Catafay.  

Para um futuro próximo, a tendência é que o segmento ofereça cada vez mais soluções integradas para diversos tipos de investimento e aplicações. Quanto aos produtos, a aposta fica por conta de fechaduras eletrônicas e barras antipânico.

Publicidade