Projeto
inédito de coleta seletiva para garrafas de vidro reúne fabricante,
distribuidor, catadores, além de bares e restaurantes
Iniciado em novembro de 2010, pela Diageo, grande importadora de bebidas, o Glass Is Good é um projeto piloto de logística
reversa que tem como objetivo dar um destino adequado ao vidro. Em seis meses,
quase 1 milhão de garrafas foram coletadas, recicladas e transformadas de novo
em produto.
O processo
envolve fabricante, distribuidor, catadores, bares e restaurantes, e se dá pela
seguinte dinâmica: as garrafas vazias são armazenadas pelos estabelecimentos
participantes, ficando a cargo de uma parceira do projeto a coleta destas
garrafas, no caso a Cooperativa
Vira Lata, que separa o vidro por cor e o tritura em máquinas
fornecidas pela Diageo.
O vidro
triturado segue para uma outra parceira do projeto, a Owens-Illinois, fabricante de embalagens de vidro,
responsável pelo reaproveitamento do material na produção de novas embalagens.
O programa gera beneficio ao meio ambiente, coletando os resíduos recicláveis,
e também sociais, pois a renda obtida com a comercialização dos cacos fica para
os cooperados.
Segundo a Cempre, o Brasil descarta
anualmente 980 mil toneladas de vidro e somente 40% desse material é
reaproveitado. O vidro pode ser 100% reciclado e por quantas vezes forem
necessárias, sem perder suas propriedades, além disso, mesmo não reagindo
quimicamente com solos e rios, o vidro leva 4 mil anos para se decompor na
natureza.
Os benefícios da reciclagem do vidro
incluem a conservação de matéria-prima (retirando menos areia do meio
ambiente), a redução do consumo de energia, de água e da emissão de CO2 na
produção de novas garrafas, além da redução do volume de resíduos enviado aos
aterros, aumentando sua vida útil.
Vidro não tem tanto valor quanto
alumínio e Pet, diz Tatiana Correia, coordenadora de responsabilidade social
da Diageo. É um material pesado e perigoso na coleta. Por isso, é importante
ajudar o cliente a dar um destino final.
Hoje, o projeto coleta vidro e outros
recicláveis em mais de 20 bares e casas noturnas da grande São Paulo. Com todo
o sucesso do projeto a Diageo doou à Cooperativa Vira Lata um veículo exclusivo
para as coletas do Glass is Good. Para o futuro, o projeto busca parcerias
para adquirir um caminhão poliguindaste com 12 caçambas, visando coletar o
vidro de 06 cooperativas filiadas a Rede Paulista de Comercialização Solidária
de Materiais Recicláveis.
Mesmo não sendo tão atraente para o
catador, o projeto também é um gerador de renda. Carlos Antônio dos Reis,
presidente da cooperativa Vira Lata, assumiu o compromisso de coletar dez toneladas
mensais de vidro. O negócio acabou valendo a pena. O quilo do vidro para as
indústrias, que inicialmente custava R$ 0,80, passou a ser cotado a R$ 0,20.
Na logística reversa, o catador
negocia diretamente com a indústria, sem a figura do atravessador, que sempre
acabava ficando com uma parte do lucro. A Vira Lata conta com 70 cooperados.
Com o projeto, o salário mensal de cada um passou a ser R$ 850. Parece que
estamos ajudando o país. Sinto que mudamos de consciência, diz Reis. Criamos
uma logística fantástica.
No final do processo, a indústria
também sai satisfeita. Os cacos de vidro que chegam são fundidos e derretidos
com outras matérias-primas para a fabricação de novos vidros. A empresa chega
a reduzir 2,5% de energia com o material reciclado. A matéria-prima virgem
gasta muito mais energia para ser derretida, explica Ricardo Leonel Vieira,
diretor de marketing da Owens-Illinois Brasil, fabricante de vidro parceira no
projeto.
E o ciclo se complementa. A
aproximação com o projeto foi natural. A parceria cria conscientização para
muitas pessoas, de nossos funcionários até transportadores, catadores e
consumidores.
Fonte: Vidrado