Sobre o Vidro

  • História do Vidro

    História do Vidro

    A história do vidro remonta a alguns milênios com disputas entre quem seria o descobridor do vidro, como fenícios, persas, romanos, egípcios, bizantinos e chineses, mas segundo Plínio, o Velho, século 1 d.C., os fenícios seriam os primeiros a reproduzir, depois de longa observação o "fenômeno natural de aquecimento e fusão sílica pela ação de um raio, formando uma placa translúcida de vidro ou crista

    Clique Aqui
  • Composição e Caracteristicas do Vidro

    Composição e Caracteristicas do Vidro

    O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão.Suas principais qualidades são a transparência e a dureza.

    Clique Aqui
  • Tipos de Vidro

    Tipos de Vidro

    O vidro é uma substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa líquida a base de sílica. Em sua forma pura, vidro é um óxido metálico superesfriado transparente, de elevada dureza, essencialmente inerte e biologicamente inativo, que pode ser fabricado com superfícies muito lisas e impermeáveis. Estas propriedades desejáveis conduzem a um grande número de aplicações. Saiba mais sobre os tipos de vidros.

    Clique Aqui
  • Dicionário do Vidro

    Dicionário do Vidro

    Foi só no século XVIII que se estabeleceu em Portugal a indústria vidreira - na Marinha Grande - e ainda hoje esta existe. Anteriormente, há notícia, desde o século XV, da existência de alguns produtores artesanais de vidro. Saiba mais sobre o vidro, através das Associações, Sindicatos, Empresas e Profissionais do ramo vidreiro.

    Clique Aqui
  • Reciclagem de Vidro

    Reciclagem de Vidro

    A reciclagem sempre teve grande destaque na indústria vidreira, e ganhou força nos últimos anos com os grandes investimentos feitos pela Abividro para promover e estimular o retorno da embalagem de vidro descartável como matéria-prima. Com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, com perda zero e sem poluição para o meio ambiente.

    Clique Aqui
  • O Vidro na Arquitetura

    O Vidro na Arquitetura

    Precioso e raro na colônia, o vidro plano popularizou-se no século 20 e hoje empresta luxo e modernidade às mais belas construções arquitetônicas. Entre os presentes e mimos oferecidos por Cabral aos Tupinambás do sul da Bahia em abril de 1500 não havia nada feito de vidro, segundo Pero Vaz de Caminha, testemunha ocular e relator oficial do encontro inaugural da nossa história.

    Clique Aqui
  • Ferramentas Diamantadas

    Ferramentas Diamantadas

    As Ferramentas diamantadas para vidro são fabricadas atendendo todos os parâmentros exigidos pela Norma da Qualidade ISO 9001:2000. Os diferente tipos de rebolos diamantados são fabricados em diversas ligas metálicas com diferentes concentrações e tipos de diamantes, que se ajustam aos metariais a serem trabalhados.

    Clique Aqui