Reciclagem de Vidro

Reciclar Conceitos: um compromisso com o futuro.

Reciclagem de Vidro

A reciclagem sempre teve grande destaque na indústria vidreira, e ganhou força nos últimos anos com os grandes investimentos feitos pela Abividro para promover e estimular o retorno da embalagem de vidro descartável como matéria-prima.

Com um quilo de vidro se faz outro quilo de vidro, com perda zero e sem poluição para o meio ambiente.

Essas características fazem do vidro um material impar. Além da vantagem do reaproveitamento de 100% do caco, a reciclagem permite poupar matériasprimas naturais, como areia, barilha, calcário, etc.

A ação da Abividro para a reciclagem apóia-se na assoicação de programas de logística com programas de educação ambiental e cidadania. Com a construção de parcerias com o setor público, empresas e organizações do terceiro setor, os resultados alcançados mostram que todos saem ganhando - a sociedade, o meio ambiente, a indústria.

Utilização

Reciclagem de Vidro

Vidro para Embalagem: Potes para alimentos, garrafas para bebidas, produtos farmacêuticos, higiene pessoal e mais incontáveis outra aplicações: a utilização do vidro para embalagens é uma das mais antigas e freqüentes aplicações. Por ordem de consumo, a maior utilização é a do setor de bebidas, principalmente com cervejas e destilados, seguida pela indústria de alimento e, logo após, produtos não alimentícios, sobretudo farmacêuticos e cosméticos.

Vidros Domésticos: São aqueles usados em utensílios como louças, de mesa, copos, xícaras, e objetos de decoração como vasos.

Vidro Planos: Os chamados vidro planos, fabricados em chapas, são consumidos principalmente pela construção civil, indústria automobilística, produção de espelhos e um pequeno percentual para múltiplas outra aplicações. Além dos vidros translúcidos, um outro tipo de vidro plano, chamado impresso ou fantasia, atende, em menor quantidade, também o mercado da construção civil. Vários outros setores vêm aumentando seu consumo de vidro, como a indústria moveleira e o dos eletrodomésticos da chamada linha branca, como fogões, geladeiras, microondas etc.

Vidros Especiais: São vidros com composições e características especiais, adequada a necessidades muito específicas de utilização, como os usados na produção de cinescópios para monitores de televisão e computadores, bulbos de lâmpadas, garrafas térmicas, fibras óticas, blocos oftálmicos, blocos isoladores e até tijolos de vidro.

Benefícios da Reciclagem do Vidro

Reciclagem de Vidro

Lucratividade: A reciclagem de vidro, bem administrada, é uma atividade econômica lucrativa. No Brasil a reciclagem ainda é vista como uma atividade marginal, de subsistência e, como tal, carece de uma mentalidade empreendedora, que molde o negócio em termos empresariais em todos os seus aspectos. Dentro deste modelo, a reciclagem é um nicho de mercado virtualmente inexplorado, com grande potencial de lucratividade.

Geração de Empregos: A instalação de uma mini-usina de reciclagem de vidro gera empregos que não demandam, em sua maioria, qualquer especialização, beneficiando camadas geralmente mais carentes da população. Assim, além de ser uma atividade lucrativa, a reciclagem empresarial também tem forte caráter social.

Preservação do Meio Ambiente: Embalagens de vidro podem ser totalmente reaproveitadas no ciclo produtivo, sem nenhuma perda de material. Por isso, a reciclagem preserva a natureza ao reduzir a necessidade de captação de novas matérias-primas. A produção a partir do próprio vidro também consome menor quantidade de energia e emite menos resíduos particulados e CO2, o que também contribui significativamente para a preservação do meio-ambiente. Outro aspecto é o menor descarte de lixo, reduzindo os custos de coleta urbana e aumentando a vida útil de aterros sanitários.

Tudo isso considerado, é possível dizer que o vidro é o material de embalagem mais amigo do homem. Se toda a população se conscientizasse dos benefícios da reciclagem seria possível reaproveitar integralmente as embalagens com enormes benefícios ecológicos, econômicos e sociais. Estas características são únicas do vidro que, além das suas vantagens como material, acrescenta a elas os benefícios de sua própria reciclagem.

Fonte: ABIVIDRO

ABIVIDRO